Criação

Essa é, sem dúvida, uma das áreas centrais da estrutura da nossa empresa. Afinal, é ela que cria os produtos e serviços, desenvolvidos sob medida, “a quattro mãos” para nossos clientes. Desde o briefing até as peças finais, nossos criativos buscam expressar o que o cliente realmente deseja.

Entregamos os mais variados tipos de produtos e serviços, com diferentes formatos, desde spots de rádio, vídeos institucionais, identidade de marca, conteúdo digital, catálogo, embalagem de produto, dados e métricas de negócio etc., por isso é muito importante ter uma equipe versátil, que consiga compreender cada formato e criar peças com qualidade estética e conceitual de maneira a atingir os resultados de negócio que são esperados. Mais que uma peça esteticamente perfeita, a busca é por construir a peça que melhor se encaixa na estratégia para atingir os resultados esperados.

Uma campanha pode ter uma criação maravilhosa, super criativa, ter muita audiência e engajamento e, mesmo assim, não ser considerada uma campanha de sucesso.

Você pode estar perguntando, como assim?

Ao longo deste artigo, ficará claro para você quais são os principais pontos que devem ser observados para que suas campanhas sejam bem-sucedidas.

Antes de iniciar qualquer processo criativo, o principal ponto a ser definido é o objetivo de negócio que a empresa quer atingir com a campanha.

O processo criativo só deve ser iniciado com a clareza dos objetivos a serem atingidos.

Por mais que o objetivo de uma campanha possa não estar diretamente direcionado a vendas, no final das contas, as empresas querem resultados e vendas.

É claro que há campanhas bem-sucedidas para trabalhar branding, endomarketing, divulgação institucional, levar informação e esclarecimento ao consumidor final, reforçar valores e propósitos dos produtos e serviços, entretenimento, lançamento de produtos, produção de conteúdo et.

Cada tipo de campanha tem seus objetivos e suas métricas de performance para avaliarmos se foi bem-sucedida. Porém, as empresas sempre buscarão resultados e os responsáveis pela criação têm que ter isso em mente, e entender onde e como determinada campanha contribui para o resultado da empresa.

É isso que vai determinar o sucesso da campanha.

O PROCESSO CRIATIVO

A Criação de campanhas de todas as naturezas, desde o conceito até as peças finais deve ser realizado através de um processo.

Definidos os objetivos de campanha, da iniciativa, pode ser iniciado o processo de criação. Sim, a criação de uma campanha é um processo, não é fruto apenas de uma ideia genial ou algo que nasce ou acontece apenas como fruto de uma mente criativa.

Trazer e aplicar criatividade na vida profissional diária não é uma tarefa simples e fácil. Em geral, nosso dia a dia é repleto de rotinas, nossa mente trabalha para padronizar e deixar as atividades de maneira rotineira, para consumir pouca energia. Desta forma, a rotina pode ser o pior inimigo da criatividade e não permitir que novas ideias cheguem.

É por isso que todos devem ter um processo criativo – independentemente do trabalho.

A criatividade desempenha um papel fundamental em imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e uma nova maneira de olhar para o problema. Não ignoramos que há profissionais mais ou menos criativos e aproveitar o que de melhor cada um tem a oferecer é uma tarefa dos líderes da criação.

CRIATIVIDADE EXECUTIVA

Criatividade e excelência na execução precisam caminhar juntas. As ideias só se transformarão em uma campanha de sucesso se forem muito bem executadas.

Algumas etapas são cruciais para que o processo criativo seja executado e colocado em prática.

  1. Reunir informações com pesquisas – é uma etapa importante do processo e, juntamente com seu repertório, é responsável pela coletânea de informações e dados disponíveis que podem ser utilizados em uma campanha.
  1. Briefing e definição de objetivos – o briefing é uma etapa fundamental do processo criativo. É através do briefing que o solicitante de uma campanha vai informar tudo o que espera obter ao final do processo de criação. Quanto mais informações e de melhor qualidade obtivermos no briefing, mais rápida e assertiva a campanha será. Dentro das informações coletadas no briefing estão os objetivos a serem atingidos. Isso faz com que a campanha de criação sofra menor com retrabalho, tenha um processo de criação rápido e que tome menos tempo para aprovação e execução. É o momento em que a criação enxerga o problema ou oportunidade.
  1. Brainstorming, coletar inspirações – é uma etapa do processo de criação que muitas vezes é ignorada e não deveria ser assim. Esta tarefa vai trazer riqueza e diversidade de ideias, muitas vezes desconexas e conflitantes, porém, isso vai contribuir para que se possa enxergar a questão de vários ângulos diferentes e isso faz com que a percepção seja ampliada. A recomendação é que seja feito um breve brainstorming individual para que as ideias não sejam viciadas e influenciadas pela primeira opinião que aparece. Depois, deve ser realizado um brainstorming coletivo onde as trocas de informações devem ser feitas, sem filtro, em um primeiro momento toda ideia é válida. Após a atividade de brainstorming, devemos filtrar o que é viável do que não é, que ideias estão alinhadas com os objetivos da campanha e , assim, realizar a coleta de inspirações, separar, dentre todas as ideias que apareceram, quais estão mais alinhadas com os objetivos e devem ser utilizadas.
  1. Organizar um plano, esboço conceitual da campanha – um bom plano de trabalho deve conter o conceito e concepção da campanha, junto com a defesa da ideia, tem que contemplar os recursos que serão necessários para a execução do trabalho, bem como uma definição de data de início e término e os custos envolvidos na operação.
  1. Executar a criação do produto – nesta etapa, tudo o que foi planejado e idealizado ganha vida, se materializa nas peças e produtos da campanha que devem ser entregues. O responsável pela criação deve dirigir o time de maneira que tenha o melhor aproveitamento das habilidades e recursos disponíveis na equipe, entregar com menor prazo e maior qualidade possíveis. Nesta fase ocorre a aprovação pelo cliente e quanto menor o índice de retrabalho, melhor é para todos os envolvidos e menores são os custos da operação.
  1. Métricas para retroalimentar o processo – com os trabalhos produzidos e veiculados, entra em cena uma parte crucial, que aliás, deve permear todo processo. É o momento de avaliar a eficiência e eficácia de cada uma dessas etapas e do processo como um todo. Para isso, deve-se observar se as ações realizadas estão atingindo os objetivos definidos no início do processo. Hoje em dia, não é mais aceitável não medir os trabalhos e responder se a campanha foi bem-sucedida ou não somente baseando-se em opiniões. Tanto para campanhas online ou offline, deve ser feita análise de indicadores, como os resultados financeiros, a satisfação do cliente e o sucesso das campanhas lançadas, as ferramentas de mercado estão cada vez mais capazes de trazer os números que acabam com as dúvidas. E elas devem ser utilizadas para retroalimentação do processo criativo, constrói-se uma base de dados com o que funcionou e não funcionou bem para cada objetivo, cliente, campanha, mídia, canal etc. Não é possível manter o cliente satisfeito, sem fornecer métricas e indicadores dos resultados alcançados. Portanto, é preciso mostrar em dados e números que o investimento em comunicação é estratégico para o crescimento da empresa. Igualmente, também é necessário buscar a melhoria contínua, baseando-se em experiências anteriores. Assim, você incentiva o desenvolvimento do time e da estrutura de uma agência.

A IMPORTÂNCIA DO REPERTÓRIO

Assim como dissemos, em nossa campanha de 2022, tudo o que você consumiu de conteúdo ao longo dos anos de sua vida fez construir a pessoa que você é hoje. O conjunto das experiências vividas vem sendo chamado, principalmente no meio das startups, de repertório. Ou seja, tudo aquilo que você teve contato e absorveu de conteúdo + as suas experiências de vida faz com que você tenha um repertório único, que só você e mais ninguém terá com a mesma visão de mundo, memórias e experiências vividas.

Utilize sabiamente o seu tempo, é talvez o ativo mais importante da nossa vida, ele não é renovável. Até mesmo o tempo livre pode e deve ser usado com sabedoria para que agregue experiências novas em sua vida, traga novos pontos de vista e novas reflexões, isso ajuda a enriquecer seu repertório.

Abra sua mente para novas conexões, busque novas ideias, faça conexões inéditas, com pessoas diferentes de você, com história de vida diferente.

Algumas dicas para aumentar seu repertório e estimular a criatividade:

– Leia mais e leia de tudo, não se atenha a um único estilo de leitura;

– Faça algo novo, diferente, viva uma experiência inédita, seja visitar um local histórico, uma nova cidade, um parque.

– Frequente centros criativos, espaços culturais onde há diversidade de pessoas;

– Frequente ambientes culturais, assista a filmes, peças de teatro;

– Mude sua rotina, faça caminhos alternativos, escove o dente com a mão que não costuma utilizar, alterne horários, vá a um supermercado diferente do que tem costume de frequentar.

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

Através de processos criativos, a Quattromani gera soluções para o negócio dos clientes, promove inovações e inspira tendências.

Assim como mencionado ao longo deste artigo, acreditamos que a criação de uma campanha ou de uma iniciativa deve estar sempre atrelada aos objetivos de negócio, os objetivos a serem atingidos são o direcionador para a campanha.

De maneira bem resumida e direta, a campanha vem para resolver problemas ou para gerar oportunidades e promover diferencial competitivo para a empresa.

A Quattromani apoia seus clientes nos 3 pilares de negócio, desde a definição dos objetivos estratégicos, seleção das melhores táticas para obtenção dos resultados, e operacionaliza a construção das peças e campanhas necessárias para atingir as metas de negócio.

No modo de trabalhar “a quattro mãos”, prezamos por fomentar alguns pilares em nosso processo criativo, estimulando a atuação com coragem e ousadia, prezamos pela comunicação clara e sem ruídos, buscamos favorecer o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos e fomentamos a diversidade de ideias.

Acreditamos que, desta forma, além de atingir os objetivos de negócio para o qual fomos contratados, conseguimos contribuir para construção de uma sociedade e de um mundo melhor.

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