Gestão de Tráfego

Você pode estar pensando “Eu nem sei do que se trata, nem vou ler” ou “Eu não invisto em tráfego pago, então não preciso ler este artigo”. Errroooouuuuuuuuuu.

Se você não conhece, saiba que é uma disciplina que sua empresa precisa dominar ou ter um parceiro que domine, caso contrário pode estar jogando dinheiro fora, no lixo.

E, se sua empresa ainda não investe, acompanhe até o final e garanto que vai mudar a forma de pensar e vai, pelo menos, fazer uma campanha para testar.

Atualmente, com o avanço das tecnologias digitais e com as pessoas passando cada dia mais tempo com o celular na mão, não é possível ignorar esta disciplina. Se sua empresa ignorar, pode estar deixando um bom dinheiro na mesa, como se diz no mercado.

As pessoas não só passam mais tempo nos dispositivos móveis e computadores, como cresceu muito o consumo de plataformas de streamings, e a televisão tem sido muito utilizada para consumir vídeos do Youtube.

Por outro lado, um dos ativos mais disputados atualmente é a atenção das pessoas, dos usuários dessa imensa variedade de dispositivos plugados na rede. Sua empresa, sua campanha, seu anúncio, sua chamada têm poucos segundos para reter a atenção das pessoas, caso contrário, ela arrasta para o lado ou para cima e vai para o próximo post, story, pula seu anúncio, sai do seu site.

Considerando que o alcance orgânico (as pessoas que recebem seu conteúdo sem necessidade de tráfego pago) está cada dia menor e o algoritmo das plataformas de mídias sociais entregam cada dia menos, cresce, a cada dia mais, a importância de fazer tráfego pago e direcionado.

O foco neste artigo será as questões relacionadas ao tráfego pago.

Vá até o final e descubra o que é, o que não é, como fazer e a melhor maneira de investir nesta estratégia para sua empresa obter excelentes resultados com tráfego pago.

O QUE É GESTÃO DE TRÁFEGO?

Primeiramente, vamos conceituar o tráfego – são as pessoas que visitam e navegam nos seus canais digitais (site, redes sociais, marketplace, canal do Youtube). Quanto mais pessoas passam pelos seus canais digitais, maiores as chances de converter estas pessoas em clientes.

Gestão de tráfego é uma estratégia de marketing para trazer mais pessoas para os canais digitais da sua empresa, através de anúncios e publicações patrocinadas. Para isso, deve ser definido o objetivo que se quer atingir com a campanha, qual o público, segmentar uma audiência de interesse, executar a campanha e analisar as métricas para gerenciar e ajustar a campanha de modo que tenha melhor performance.

TRÁFEGO PAGO

A principal forma de fazer tráfego pago é realizando campanhas de anúncios pagos no Google, Facebook e ou Instagram. Essas são as principais e recomendamos que domine essas plataformas antes de explorar outras possibilidades.

Há outras plataformas onde é possível realizar anúncios pagos como TikTok, LinkedIn, Spotify, Pinterest, dentre outras plataformas, lembrando que Youtube faz parte do Google. Porém, são plataformas para campanhas mais específicas e com grau de complexidade maior para obter resultados.

O tráfego pago é a forma de sua empresa aumentar o número de visitantes nos seus canais digitais. É uma forma de ter mais visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo. Além dos resultados no curto prazo, sua estratégia deve ser otimizada, aprender com as campanhas para alcançar cada vez mais resultados nos médio e longo prazos.

Neste tipo de estratégia, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas de anúncio e segmentar o público que você deseja alcançar.

Google Ads

É o mecanismo de buscas mais utilizado na rede, é através do Google que as pessoas realizam suas pesquisas, acessando ou assistindo alguma coisa. Hà várias possibilidades de fazer um anúncio, pode ser por meio da escolha de palavras-chave estratégicas para seu negócio que, quando buscada, a plataforma sugira como resultado da busca sua empresa, você pode aparecer na rede de display com banners, anúncios no Youtube, dentre outras possibilidades.

Facebook Ads

É através do Facebook Ads que podemos realizar anúncios pagos nas plataformas do Facebook e Instagram. O algoritmo conhece mais as pessoas do que elas mesmas, ele tem guardado as preferências, gostos, sites que a pessoa navegou. Desta forma, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu produto ou serviço e ainda encontrar pessoas semelhantes às que já interagiram com seus conteúdos.

NÃO IMPULSIONE OS CONTEÚDOS!

Há uma enorme diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento.

No Facebook e Instagram, há a possibilidade de impulsionar uma publicação, de maneira muito simples, através do botão azul disponível embaixo da publicação, atualmente com a descrição “Turbinar publicação”.

Sem dúvidas, é uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego.

A curto prazo pode até trazer um pequeno resultado, algumas pessoas podem ser impactadas, apesar de custar mais caro esta estratégia. Porém, a médio e longo prazos essa estratégia deixa de trazer resultados, mesmo que invista mais dinheiro.

Fazendo o impulsionamento por esse botão, você não consegue otimizar a verba de investimento, nem segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas, são poucas opções de refinamento.

Por isso, a recomendação é sempre investir num trabalho de gestão de tráfego, com certeza o resultado que trará para a empresa paga este investimento, o retorno sobre o investimento (ROI) é muito elevado.

DESAFIOS DO TRÁFEGO PAGO

Uma gestão de tráfego eficaz garante maior fluxo de visitantes para seus canais digitais. Isso traz como resultados um melhor posicionamento da sua marca entre as concorrentes, maior engajamento do público, aumenta o número de potenciais clientes e, consequentemente, provoca aumento nas vendas e na receita da sua empresa!

Porém, não é simples, não é fácil e, caso não conte com profissionais qualificados e competentes, pode desperdiçar muito tempo, energia e dinheiro.

Segue abaixo os principais desafios que a empresa tem que superar para ter bons resultados.

Investimento x Custo

O primeiro ponto é se convencer ou convencer os tomadores de decisões da sua empresa de que colocar dinheiro em tráfego pago é um investimento com grande chance de ter alto retorno e não deve ser enxergado como custo, como é visto em muitos casos. Em geral, entendem como um custo, uma despesa desnecessária e não é isso, tráfego pago bem realizado traz dinheiro e resultados para a empresa.

Alcançar as pessoas certas

De nada adianta receber milhares de visitas, ter milhões de seguidores, e as pessoas não serem leads qualificados e não se gerar negócios, ter zero vendas.

Aqui vale ter atenção em relação ao que são métricas de vaidade e o que são métricas de negócio, de resultado, se não tem clareza do que é cada uma, veja nossa página de Métricas, em maio.

O resultado da Gestão de Tráfego deve ser trazer receita, gerar negócios para a empresa e é por esse indicador que o gestor de tráfego deve ser medido e não por quantidade de cliques ou curtidas.

Reter a atenção

Não basta seu tráfego ser direcionado e encontrar as pessoas certas.

Ao chegar na pessoa certa e aparecer na tela deste futuro cliente, é preciso que o criativo (em geral, imagem, vídeo ou áudio que compõem o anúncio) chame atenção o suficiente para que a pessoa pare e analise sua chamada, o que está sendo proposto neste criativo.

Conversão

Todas as etapas são importantes, porém, de nada adianta ter ido bem nas outras se quando a pessoa precisa realizar uma ação isso não acontecer. Este é o momento onde acontece a chamada para ação (CTA – call to action).

Após encontrar o lead correto, chamar e reter a atenção dele para o anúncio, é hora de direcioná-lo para realizar a ação que é objeto da campanha. Pode ser um botão para a pessoa ser direcionada ao site da sua empresa, um link para que ele converse por WhatsApp com seu atendimento, um formulário onde ele vai se inscrever, realizar o download de um material disponibilizado pela sua empresa etc. São muitas possibilidades e tudo depende da estratégia que foi definida no início da campanha.

Ao realizar esta ação para a qual foi convidada é que podemos considerar a conversão realizada e é isso que deve ser buscado com resultado.

Profissionais capacitados

Para alcançar as pessoas certas, como mencionado anteriormente, é preciso ter a equipe de gestão de tráfego certa. Sem dúvidas, um dos grandes desafios para lidar com esta disciplina é encontrar profissionais qualificados, uma vez que há muito profissionais de gestão de tráfego, porém, poucos com boa experiência. E você não vai querer jogar dinheiro fora na mão de profissionais inexperientes.

Por isso, ou você tem uma equipe capacitada ou procure um parceiro que tenha estes profissionais. A Quattromani pode te ajudar a desenvolver seus profissionais ou fazer a gestão de tráfego para você.

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

A Quattromani conta com profissionais qualificados e capacitados para ajudar sua empresa, desde a concepção da campanha, definição dos objetivos a serem atingidos, até o desenvolvimento, criação, monitoramento e otimização das campanhas, fazemos todo o processo de Gestão Tráfego e medição dos resultados com apresentação em relatórios para os parceiros.

Possuímos acesso a banco de dados anonimizados, obedecendo às exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), onde há como segmentar públicos através de parâmetros pessoais, como renda, faixa etária, localização geográfica, dentre outras informações; ou ainda segmentar para empresas, de acordo com segmento de atuação (CNAEs), porte e status da empresa. Com isso, as campanhas já iniciam direcionadas a um público específico, ganhando tração rapidamente e fazendo com que a inteligência do algoritmo das redes performe melhor, trazendo um maior retorno sobre o investimento.

Venha conhecer nossos cases e vamos trabalhar a quattro mãos para atingir os resultados que sua empresa precisa e deseja.

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