Mídias

Já pensou em aumentar seu investimento e atuação em mídias, vinculado à conquista de resultados?

A reposta a essa pergunta demanda analisar uma série de variáveis.

Primeiramente, é preciso ter clareza e detalhar o mapa de mídias que a empresa utiliza e quanto investe e cada uma delas.

Você mensura os resultados e retorno sobre o investimento de cada tipo de mídia?

É muito importante definir em quais mídias sua empresa deve investir, em quais canais sua empresa deve estar atuante. Acompanhar os números e investigar em quais mídias o retorno é maior e devo ampliar os investimentos, quais mídias o retorno é menor e deve para de investir ou ainda mantes o investimento por fazer parte da estratégia, porém, consciente de que este não é um canal, uma mídia para conversão, mas pode ser útil para branding.

Enfim, cada mídia deve ser avaliada separadamente, os objetivos podem ser distintos para os diferentes tipos de mídia utilizados na sua estratégia, e saber utilizar o de melhor cada uma tem a oferecer é uma responsabilidade do marketing.

O QUE É MÍDIA?

Em comunicação e publicidade, segundo as definições no dicionário Michaelis, mídia é “toda estrutura de difusão de informações, notícias, mensagens e entretenimento que estabelece um canal intermediário de comunicação não pessoal, de comunicação de massa, utilizando-se de vários meios, entre eles jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, mala direta, outdoors, informativos, telefone, internet etc.”

Ou “Departamento ou seção de uma agência publicitária responsável pelo estudo e pela seleção dos veículos mais indicados para que uma campanha publicitária consiga maior cobertura, frequência e impacto junto ao público-alvo.” E ainda “Conjunto dos veículos selecionados e utilizados numa campanha.”

Para simplificar, ficaremos mais próximos da última definição. Mídias são canais que permitem o compartilhamento de determinado conteúdo para atingir um público de interesse.

A mídia está intimamente ligada com o marketing, pois este se utiliza desses meios para alcançar seus objetivos de campanhas e estratégicos, já que a mídia atinge e exerce uma enorme influência na vida das pessoas.

A mídia facilita a comunicação e troca de informações e dados entre as empresas e seus clientes, e com o avanço das mídias digitais, vem sendo possível fazer algo que era impensado há algum tempo na comunicação: realizar interação instantânea, em tempo real, entre ambas as partes.

A mídia é mais que o ambiente por onde uma mensagem é transmitida, ela é capaz de ditar tendências e influenciar comportamentos e percepções de uma grande massa de pessoas.

TIPOS DE MÍDIAS

Ao conhecer os tipos e entender o uso de cada uma, é possível ter mais assertividade na estratégia e plano de marketing e, assim, atingir suas metas de negócio com apoio do marketing.

Os principais tipo de mídia são: offline, digital, externa, orgânica e paga.

Conheça um pouco de cada uma delas.

Offline

Este é o tipo de mídia dos primórdios, talvez a primeira forma de se comunicar que foi utilizada ao longo do tempo. Estão classificadas aqui todas as mídias que não utilizam a rede mundial de computadores (internet).

Porém, ainda são muito utilizadas e, dizer que não são divulgadas através da internet não quer dizer que signifique que estas mídias não utilizem a tecnologia a seu favor. Televisão, rádio, jornais e as revistas impressas são os principais exemplos de utilização deste tipo de mídia.

Digital ou Online

Hoje em dia, ficar fora das mídias digitais e não utilizar das redes para criar vínculos e estreitar relacionamento com seus clientes, pode fazer com que sua empresa fique estagnada ou morra. Não marcar presença nas mídias digitais significa que sua empresa não está preparada para prosperar e crescer em um mundo cada vez mais digital.

Nessas mídias, há uma enorme variedade de formas, canais e possibilidades para se comunicar, por isso não há como renunciar ao que as mídias online têm a oferecer para que você atinja seu público. Além das redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest, TikTok) que, atualmente, repercutem muito, aqui também se enquadram sites, blogs, artigos e revistas digitais, canais e compartilhamento de vídeos (Youtube, Vimeo, Kwai), vídeos ao vivo (lives), jogos interativos, entre outras.

Externa ou Mídia Out of home (MOOH)

Este tipo de mídia é utilizado para atingir as pessoas em ambientes e locais públicos, por este motivo é assim denominada “media out of home”, literalmente, fora de casa. A divulgação externa, se atrelada a uma estratégia correta, gera um grande alcance de público.

Cartazes em locais de grande circulação, letreiro, outdoor, backbus, pôster, laterais de prédio e fachadas, painel de LED e mídia projetada. são algumas opções que podem ser utilizadas.

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Se, em termos de divulgação podemos classificar as mídias em offline, digital ou externa, na forma de atingir o público-alvo, classificamos de duas formas a utilização das mídias: orgânica e paga. Uma você consegue atingir seu público sem investir mais por isso, além da campanha ou da peça publicitária, na outra você investe para que as plataformas entreguem seu conteúdo ao público certo.

Orgânica

Envolve esforços estratégicos, porém, não há garantia de que atingirá seu público ou a totalidade dele. Sua empresa não investe para ter alcance, porém, fica dependendo da interação das pessoas e da entrega do algoritmo das plataformas para que seu conteúdo chegue a mais pessoas. Alguns cuidados são necessários. Muitas empresas caem na armadilha de produzir conteúdo viral para atingir mais pessoas. Isso pode ser um tiro no pé, uma vez que conteúdos virais tendem a trazer um número maior de pessoas, de seguidores que não são clientes em potencial do que clientes qualificados, a menos que sua empresa atue no varejo ou em um segmento popular. Para explicar melhor isso, teríamos que entrar no tema algoritmo, como funcionam as redes e fica para outro artigo. Resumindo, conteúdos orgânicos são aqueles que não pagam pela atenção das pessoas.

Paga

Ao contrário da forma orgânica, esta é a forma de crescimento e alcance que exige investimento por parte da empresa. Sinto se posso desapontar você, mas somente com mídia orgânica não há como crescer rapidamente e com qualidade de leads.

É muito recomendado deixar parte do orçamento de marketing para investimento em mídias pagas, que ajude na veiculação e entrega de seus conteúdos. Se te prometerem que sua empresa vai bombar e crescer absurdamente somente com mídia orgânica, desconfie.

E, aqui tem mais um alerta! Assim como conteúdos virais, a compra de seguidores é outro tiro no pé, um erro que sua empresa pode cometer na ânsia de querer encurtar o caminho e atingir mais pessoas. Da mesma forma, muito cuidado ao realizar sorteios, isso faz sentido em segmentos e ações muito específicas. Do contrário, em ambas as ações (compra de seguidores e sorteio) sua empresa pode trazer um público não qualificado.

Então, como e onde investir em mídia paga?

Tradicionalmente, se investia muito em anúncios de TV e nas rádios, além de mídias impressas. Atualmente, são diversas e muitas vezes mais certeiras as oportunidades e ações de mídia paga nos canais digitais.

A mídia paga pode e deve ser usada para complementar as veiculações orgânicas. Algumas formas de utilização são: rede de pesquisa do Google, Banners em sites e portais, Ads em redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter (não confunda com fazer impulsionamento de publicações, isso é jogar dinheiro fora😉!), posts patrocinados com utilização de influenciadores, dentre outras possibilidades.

PLANEJAMENTO DE MÍDIAS

É claro que nessa série de conteúdos, estamos tratando os temas separadamente para ficar didático e não ser maçante. Porém, no marketing acontece tudo ao mesmo tempo, agora!

Não há como tratar de estratégia de marketing, planejamento de marketing, definir metas, sem ter um bom planejamento de mídias. Nele, deve constar quais são as mídias a serem utilizadas, qual a possibilidade de utilização de mais de um canal, qual a sinergia entre elas, avaliar se há algum conflito, como podemos fazer com que sejam complementares e proporcionem melhores resultados para a empresa e para marca.

Para isso, é importante conhecer e manter sua empresa atualizada das características de cada mídia.

Além disso, o que vai determinar a mensagem que sua empresa vai passar para o público tem a ver com o conteúdo da mensagem e local onde ela é divulgada. O meio não é apenas um canal de veiculação, ele influencia o relacionamento entre a marca e o cliente e promove interação entre a empresa e o mercado em que atua.

Portanto, é importante definir e ter no plano de mídia a informação de qual o conteúdo e o meio ou meios que serão utilizados. Não basta escolher as mídias mais assertivas ou populares, se a mensagem da campanha não estiver adequada para aquele canal.

Gerar um conteúdo para as redes sociais da empresa não deve ser encarada da mesma forma que a criação de uma campanha com utilização de uma peça em outdoor ou em um spot de rádio ou filme na TV. É necessário que seja considerada a adequação entre meio e mensagem.

As mídias fazem parte do dia a dia das empresas, das agências de comunicação, das marcas e das pessoas, dos clientes e consumidores.

Sendo assim, conhecer os variados tipos de mídias e saber qual a melhor forma de aproveitar ao máximo cada oportunidade, fará com que a performance do marketing da sua empresa seja favorecida e com que os resultados e o retorno sobre cada investimento sejam otimizados.

Vale abrir um parêntesis para um tema que vale outro artigo para tratarmos somente dele: Omnichannel. É cada dia maior a necessidade da convergência de mídias ON + OFF, e o cliente espera ter uma única experiência, independente do canal pelo qual ele está interagindo com sua empresa, o conceito de Omnichannel vai muito além de ser multicanais e utilizar várias mídias.

E como falamos muito de mídias e redes sociais, compartilhe este conteúdo nas redes sociais da sua empresa e inicie um bate-papo com seus clientes e sua rede de contatos!

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

Sua empresa tem um orçamento e precisa direcionar os investimentos da melhor forma para que o lançamento de uma campanha obtenha os melhores resultados possíveis.

Como sua empresa faria para definir e prospectar os melhores canais de mídias para a divulgação desta campanha, de uma peça ou veiculação de um anúncio?

Nós te ajudamos com isso!

Aliás, nosso trabalho vem muito antes disso e fazemos com sua empresa todo o trabalho “a quattro mãos”.

Como dissemos ao longo deste artigo, a separação de temas é apenas didática. Pois não há como realizar somente uma definição de mídias, em antes ter clareza da estratégia, plano de marketing e metas de negócio a serem alcançadas.

Juntos, Quattromani + Cliente, desenharemos o caminho a ser percorrido e como trilharemos o mesmo.

Especificamente relacionado ao tema mídias, faz parte do escopo de nosso trabalho a definição das melhores mídias para cada campanha ou ação, seleção dos melhores veículos a serem utilizados, levantamento e orçamentação, negociação e aquisição dos espaços publicitários, agendamento da veiculação, e todo controle das veiculações, métricas de desempenho e prestação de contas.

Nossos profissionais possuem estreito relacionamento com os executivos de contas dos mais diversos veículos de TV, mídia impressa, rádio, MOOH e digital.

Garantimos que a campanha seja executada da forma como foi definida no planejamento para que obtenha os resultados almejados. Desta forma, sua empresa veicula todo conteúdo nas diversas formas e canais de mídias, otimizando o alcance e engajamento de cada mensagem.

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