Estratégia

As estratégias de marketing da sua empresa têm se mostrado eficazes?

Como diria o Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite: “Conceito de estratégia, em grego “strateegia”, em latim “strategi”, em francês “strategié”…não dorme não 05!

Se você não assistiu o filme, assista a cena aqui e entenda o que eu estou dizendo😉

Pois é, assim como o Zero Cinco, desenhar a estratégia de uma empresa, hoje em dia, é quase como se estivéssemos com uma granada na mão, os riscos são enormes, o cenário é volátil e incerto, as mudanças acontecem numa velocidade cada dia mais veloz e são mais profundas.

Muitas empresas e profissionais entendem o significado de estratégia, conhecem o conceito e a teoria sobre estratégia.

A grande dificuldade é quando isso vai ser colocado em prática. Muitos não sabem por onde começar, como fazer e, principalmente, para que serve este processo de definir estratégias de marketing.

Ao falar de estratégia, é comum surgirem estas dúvidas e as pessoas questionarem como a estratégia influencia e impacta nas decisões de negócio do dia a dia.

A estratégia está ligada ao conceito básico de marketing que é encontrar a pessoa ideal, no momento ideal para comprar determinado produto ou serviço. É unir o serviço ou produto de uma empresa a um mercado consumidor.

A forma de aproximar, determinar a abordagem correta para relacionar este público ao produto ou serviço oferecido é responsabilidade da estratégia de marketing.

É mostrar o que determinado produto ou serviço oferece de valor, qual dor ele resolve ou qual desejo ele entrega ao mercado consumidor, e porque ele é melhor do que as demais opções de mercado.

Então, ao construir uma estratégia de marketing, você precisa ter em mente que precisa definir o que sua empresa vai fazer, quais são os produtos serviços e competências que tem a oferecer. Da mesma forma, deve prever e registrar qual é o comportamento de consumo, qual é a jornada de compra para aquele produto ou serviço que o público está buscando. Assim como definir a forma de entrega dos produtos e serviços, como isso vai chegar ao cliente e qual será a experiência que ele vai ter com este produto ou serviço para que ele perceba o valor que sua empresa está entregando a ele.

Isso permite com que você crie uma relação próxima com seus clientes e construa uma ponte de comunicação clara e transparente.

Um dos principais objetivos da estratégia de marketing é ajudar uma empresa a usar efetivamente seus recursos para entregar suas mensagens a um público-alvo.

A estratégia é a alma do negócio, é a concepção de valores, determina o processo do que fazer, para quem fazer e como entregar, e é baseada em uma visão de mercado, segmento este em que você entenda que a empresa será um competidor com potencial de obter uma fatia relevante do mercado.

Se sua empresa não trabalha ou dá a devida atenção às estratégias de marketing, pense na importância dessa área para o seu negócio. Já imaginou que sua empresa pode estar deixando de aumentar a receita e até reduzir despesas por conta de uma estratégia errada ou inexistente?

ESTRATÉGIA x METAS x PLANEJAMENTO

Já falamos, em nossos artigos, sobre Metas de Marketing (julho) e sobre Planejamento de Marketing (outubro), hoje chegou a vez de conversarmos sobre Estratégia de Marketing.

Mas, afinal, qual é a diferença, qual é o objetivo de cada um desses conceito ou disciplinas?

Antes de mais nada, vale ressaltar que este não é um texto acadêmico, nem uma publicação científica. Portanto, não queremos ser donos da verdade, nem ter a melhor definição sobre estes temas. O que trazemos para você é o que vemos funcionar e praticamos no dia a dia, na realidade das empresas.

Portanto, se encontrar outros conceitos ou abordagens, fique a vontade para adotar o que fizer mais sentido para você e que trouxer melhores resultados para sua empresa.

Uma coisa já adiantamos, mesmo que muitas pessoas utilizem as palavras “planejamento” e “estratégia” como sinônimos, não é assim que entendemos, consideramos que possuem significados e propósitos totalmente distintos. Não importa sobre qual estratégia ou planejamento estamos nos referindo, com marketing não é diferente.

Resumidamente, a Estratégia de Marketing é o que a empresa deseja alcançar e aonde quer chegar, olhando um horizonte de médio a longo prazo. As metas são os checkpoints ou desdobramentos deste caminho definido na estratégia, estão mais atreladas ao curto prazo, a quais marcos eu preciso atingir para saber que estou no caminho certo para chegar onde a estratégia definiu.

Por sua vez, o Planejamento de Marketing refere-se a todas as ações que que sua empresa fará para conseguir alcançar as metas que foram definidas, é o caminho que você vai trilhar para chegar aonde a estratégia definiu, é o “como”.

NÃO IGNORE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE MERCADO

É claro que sua empresa deve acompanhar e estudar continuamente os mercados.

Porém, antes de definir os objetivos estratégicos, é de suma importância realizar uma pesquisa. É um recurso de inteligência, realizando o mapeamento e levantamento de informações do segmento de mercado, sobre o público, concorrentes, possíveis estratégicas de sucesso e oportunidades de atuação.

Em alguns casos, a área de pesquisa pode estar atuando junto com a equipe de planejamento, formando, assim, um único setor de Planejamento e Pesquisa. 

A cada dia os dados se tornam mais relevantes para a tomada de decisões, ser uma empresa e construir a estratégia direcionada pelas informações geradas pelos dados coletados é um grande diferencial.

Os dados são abundantes e, muitas vezes, o grande problema não é ter acesso aos dados, estes estão disponíveis. O desafio é saber quais dados são relevantes, como utilizar e, principalmente, como transformar dados em ações práticas que tragam diferencial competitivo para a empresa.

Na pesquisa de mercado, mais importante do consolidar um grande volume de dados sobre o consumidor e o mercado, é saber fazer as perguntas certas para trazer dados de qualidade, as informações mais relevantes que farão a diferença para a tomada de decisão.

Com a pesquisa de mercado, sua empresa consegue identificar o público-alvo, investir melhor com campanhas publicitárias, além de saber qual é a mais eficaz.

De maneira geral, a estratégia de marketing ajuda a destinar os recursos financeiros para serem mais bem utilizados com o objetivo de para alcançar o maior retorno de receita para os valores investidos.

BENEFÍCIOS DE TER UMA ESTRATÉGICA DE MARKETING

  • Foco e clareza da direção que a empresa tem que ir

Quando sua empresa tem a estratégia de marketing bem definida, todas as ações são congruentes e na direção, no rumo em que a empresa quer trilhar, não há perda de foco, nem desperdício de recursos e investimentos, além de permitir identificar as melhores oportunidades;

  • Posição de destaque perante a concorrência

Outro benefício é que a empresa consegue ganhar participação no mercado, ao identificar as ferramentas que pode ajudar a empresa a evoluir com mais velocidade no caminho que foi definido

  • Direciona as campanhas de comunicação

Com a estratégia bem definida, o público certo a ser atingido e pesquisa realizada sobre o mercado, o direcionamento das campanhas de comunicação fica muito claro, a linguagem a ser utilizada fica direta e, consequentemente, atrai maior atenção dos clientes.

Sem uma estratégia ou com a estratégia de marketing errada, são enormes as chances de que sua empresa invista em anúncios errados, nos piores horários ou horário aleatórios, nos canais onde o cliente não está, e sem ter previsibilidade de quais resultados esperar. E acredito que você não quer isso para o seu caixa da sua empresa.

  • Aumenta as vendas e os lucros

A consequência do que estamos falando é o impacto direto no resultado. Tendo clareza das metas, com esforços concentrados e direcionados, melhor aproveitamento dos recursos e comunicação direta, o resultado de vendas e os lucros serão diretamente proporcionais a toda essa assertividade e alinhamento estratégico.

  • Fideliza o consumidor pela marca

Definindo bem e corretamente a estratégia de marketing, sua empresa terá maior facilidade para entender quais os pontos fortes de seu produto. Para isso, é preciso explicar detalhadamente quais são os benefícios que o cliente terá ao adquirir seu produto ou serviço. Saber como comunicar e mostrar esses benefícios e o retorno para os clientes gera vantagem competitiva para conquistar uma fatia maior do mercado, reforçando os pontos que fazem seu produto ser superior que os da sua concorrência, gerando fidelização por parte dos consumidores.

  • Rápida resposta às mudanças

Já mencionamos e discorremos sobre a velocidade e impacto das mudanças hoje, em um mundo incerto e volátil. Saber como se posicionar e responder rapidamente às mudanças, também afeta diretamente a percepção dos clientes sobre sua empresa e suas marcas. Não há empresas que não sejam direta ou indiretamente afetadas pelas mudanças de mercado, e isso impacta a maneira como você e seus concorrentes gerenciam seus negócios. Se você tem uma estratégia de marketing construída, clara e comunicada a todos os envolvidos, é mais fácil e rápido para identificar as mudanças, permitindo escolher rapidamente as ações que serão tomadas para manter sua empresa competitiva.

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

A Quattromani ajuda sua empresa a definir quais são os objetivos estratégicos, elaborar o plano e propor as melhores ações para divulgar e destacar sua marca perante a concorrência, contribuindo positivamente com aumento da receita e deixando sua organização em uma posição de destaque no mercado e a frente da concorrência.

Estratégias bem-sucedidas de marketing precisam integrar as metas, políticas e a sequência de ações necessárias para dar suporte ao planejamento estratégico do negócio como um todo.

Ajudamos na definição da estratégia, do plano tático e o desdobramento deste em metas e ações para atingir os resultados esperados pelo negócio.

Algumas das perguntas que sua empresa precisa responder e que podemos ajudar são:

Qual é o papel do marketing e como ele ajuda na estratégia de negócio da empresa?

Quais campanhas e projetos o marketing deve priorizar para alavancar os resultados?

Qual o público-alvo das ações e campanhas?

Seu marketing está investindo tempo, energia e o esforço de todos a fim de solucionar um problema do negócio, da empresa?

As estratégias de marketing estão alinhadas para trazer aumento da receita e redução de custos?

Em nosso escopo de atuação, trabalhamos com as mais variadas formas e estratégias de marketing, como Marketing Digital, Inbound e Outbound Marketing, Marketing de ativação, Marketing de Conteúdo, Campanhas Sazonais, Marketing de Relacionamento, SEO, Anúncios online e offline, Utilização de Influenciadores Digitais.

Vamos desenhar a estratégia de marketing da sua empresa “a quattro mãos” e trazer os melhores resultados para o seu negócio.

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