Posicionamento / Branding

Que atenção você dá ao seu branding?

Se você tem uma marca, esse é um compromisso que deve ser levado a sério.

Por que algumas empresas têm sua marca forte e consolidada no mercado e possui, ao invés de clientes, verdadeiros fãs?

Vamos começar fazendo um exercício rápido.

Pare e pense em 2 ou 3 marcas que despertam sua atenção.

Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações que sente ao pensar nesta marca e quais lembranças ela te traz?

O que fez com que você considerasse estas marcas, neste exercício? Quais são as características principais dessas marcas?

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.

É exatamente essa a função do branding: despertar sensações e criar fortes conexões, conscientes e inconscientes, que serão fatores relevantes para a escolha do cliente pela marca, quando for tomar a decisão de compra.

Nos conteúdos que você produz, na comunicação que você tem com seu público-alvo, ficam claro os motivos pelos quais a sua marca se importa com ele?

Sua comunicação faz com que seu consumidor perceba sua marca como a única ou a melhor solução?

Uma boa gestão da marca pode trazer aumento da confiança junto ao seu público, estar presente constantemente na mente do consumidor, uma percepção de maior valor atrelado a sua marca e cativar e manter um público fiel.

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.” – Seth Godin

CONEXÃO EMOCIONAL

Você parou para pensar o motivo de utilizar produtos, na maioria das vezes, sempre da mesma marca? Quantas marcas fazem parte do seu dia a dia por anos?

Por qual motivo você sempre dá preferência a determinadas marcas, mesmo estando diante de infinitas opções?

Nunca tivemos tantas opções de marcas para os mais variados produtos e segmentos de mercado. O que distingue uma marca da outra?

Há uma conexão emocional entre a marca e o consumidor.

O ser humano decide para satisfazer as emoções, esteja ou não consciente disso. A validação racional vem depois, somente para justificarmos para nós mesmos que fizemos a melhor decisão.

Mas, na verdade, quando se tomou a decisão de compra, ela foi feita para atender a uma necessidade e impulso emocional.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, mais 65% dos consumidores compartilhavam estar emocionalmente conectados a uma marca.

Isso traz como consequência, o sentimento de que a empresa se importa por pessoas como eles, e por isso eles optam por uma marca em detrimento de outras.

Quando o vínculo é percebido, o consumidor se sente atendido em seus problemas e interesses e 65% deles pensam algo parecido com “Nossa! A marca X se preocupa com pessoas como eu”.

E, se a pessoa pensar isso, quem você acha que ele vai procurar quando uma necessidade de consumo aparecer?

POR QUE FAZER BRANDING DA SUA MARCA?

Como já mencionamos aqui e podemos perceber, o mercado atual, influenciado pelas transformações digitais e mudanças de comportamento do público, é cada dia mais competitivo.

Por isso, é necessário que sua marca consiga se destacar entre as outras, mostrando um diferencial.

As pessoas não compram mais só O QUE você vende, elas compram muito do PORQUÊ você vende.

As pessoas não compram O QUE você faz, elas compram o PORQUÊ você faz.

O que faz com que as pessoas paguem muito mais caro por um aparelho da Apple e fiquem na fila por horas esperando um lançamento de um produto da marca?

Não há grande diferença na estrutura dos produtos, pelo contrário, em alguns itens os concorrentes são melhores.

A experiência e a afirmação de ideais são cada vez tão ou mais importantes do que o produto em si

MISSÃO, VISÃO, VALORES E O PRINCIPAL…

PROPÓSITO.

Por que a sua organização existe?

O que a torna única e imprescindível ao mundo?

O que faz com que somente sua empresa faça o que faz, e entregue produtos ou serviços de uma maneira que nenhuma outra poderá fazer?

“O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do que você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que você acredita.” – Simon Sinek, autor do livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir.”

Sinek, criador da teoria do círculo dourado, diz que as empresas erram na sua comunicação e no seu marketing porque se comunicam começando pelo QUE fazem e não PORQUE fazem.

A verdade é que as pessoas se conectam com o porque das empresas.

Daí o nome do livro: Comece pelo porquê. O porquê é o propósito, aquilo que justifica a existência da sua empresa. Depois que você definir o seu propósito, todas as demais ações, estratégias e comunicação devem se basear no seu propósito.

O propósito tem muito mais a ver com o que o mundo ganha com a existência da sua empresa do que com o que sua empresa ganha.

10 PONTOS PARA CONSIDERAR NA DEFINIÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA DE BRANDING

Como acabamos de mencionar, comece pelo PORQUÊ. Em seguida, considere os pontos abaixo e como eles podem e devem estar associados ao PORQUÊ da sua empresa.

  1. 1. Colaboradores

Todas as empresas são feitas de pessoas e todas as transações comerciais têm em suas pontas pessoas.

As estratégias de branding devem começar com a equipe. Os colaboradores da empresa são as pessoas que podem espalhar seu propósito, a visão da marca e auxiliar que os valores a marca cheguem ao público-alvo.

  1. 2. Presença

Ter presença forte e relevante no ambiente digital e no offline é importante. Materiais comerciais ou promocionais de alto impacto ajudam a marcar presença.

  1. 3. Diferenciação

É preciso se distinguir da concorrência de forma bem clara. A maioria dos produtos ou serviços do mercado é similar a outros, portanto você deve encontrar um caminho que os faça ser bem diferentes. Se seguir a primeira dica de começar pelo porquê, já estará a frente de muitas empresas.

  1. 4. Congruência

As ações devem confirmar o discurso. As atitudes da sua marca precisam estar alinhadas com o seu discurso e a imagem que deseja transmitir para que consiga se conectar com seu público.

  1. 5. Identidade visual

A identidade é muito mais do que somente a logomarca, a identidade contempla cores, fontes, slogans, símbolos e ilustrações. A identidade deve ser construída a partir dos valores da empresa. Deve ser criado um Brand book, manual da marca, com o que deve ou não ser utilizado.

  1. 6. Redes sociais

A gestão das redes sociais da empresa deve estar totalmente alinhada ao conceito da marca. Por isso, postagens, imagens e respostas dadas precisam ter o mesmo tom de voz que a marca adota em todas as suas comunicações, internas e externas.

  1. 7. Produção de Conteúdos

Produzir conteúdo de qualidade e gratuito é uma das melhores estratégias para gerar engajamento com o público e reconhecimento de marca.

Seu público tem a percepção de que sua empresa dedica tempo e recursos para agregar valor à sua vida, ajudando a resolver possíveis dores ou a se aproximar de seus objetivos com a oferta de conhecimento. Isso pode ser feito através das redes sociais, disponibilização de e-books, vídeos, artigos, e-mail marketing e outros materiais.

  1. 8. Marketing de experiência

Em todos os pontos de contato, proporcione uma experiência agradável ao seu cliente. É uma das estratégias mais poderosas para se aproximar do público a determinado produto ou serviço.

Para que funcione a gestão de pessoas e dos processos precisa estar centrada com cliente no centro.

  1. 9. Ponto de venda (PDVs)

É fundamental cuidar da aparência da marca nos PDVs, sejam eles físicos ou virtuais, estejam eles dispostos na própria loja, em ambientes de terceirizados, como supermercados ou em fornecedores parceiros.

  1. 10. Endomarketing

O primeiro item da lista foram os colaboradores e finalizamos com olhar para dentro da empresa também, pois uma boa estratégia de branding deve ser adotada tanto dentro quanto fora da empresa.

Nesse sentido, não basta cativar clientes e leads: é preciso criar uma cultura organizacional que favoreça o time a trabalhar em favor da marca.

Estimule mudanças positivas no clima, recompense e ouça a opinião dos funcionários, para que eles sintam que fazem parte dos resultados da companhia. A contratação de novos talentos também deve buscar profissionais alinhados aos valores da empresa, para que não surjam detratores ou colaboradores que transmitam uma imagem destoante aos interesses da marca futuramente.

Aplicar a gestão de marcas em uma empresa é algo trabalhoso, e é preciso conhecer a fundo como fazer branding.

A empresa como um todo deve ser envolvida e todos os gestores devem ser mobilizados para criar uma cultura organizacional para construir a empresa sustentada no propósito da sua existência.

Todos os conceitos e as ações descritas devem ser conduzidas e trabalhados em parceria com uma equipe coesa e engajada.

Quem confia nesse processo e acredito na importância deste tema, tem tudo para colher excelentes resultados.

Se você chegou até aqui, entendeu que precisa trabalhar o branding da sua marca para que ela seja a primeira opção na cabeça do seu público-alvo.

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

Definição de posicionamento da marca, alinhado ao nicho, segmento de atuação e público-alvo, de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Workshop para construção de propósito, passando por missão, visão, valores, proposta única de valor da empresa (Value Proposition).

Treinamento para replicar os conceitos para todos os colaboradores da empresa, criando uma forte cultura interna.

Construção da estratégia de branding para a empresa.

Os profissionais da Quattromani estão prontos para te ajudar em qualquer etapa da construção ou reformulação do seu branding. Conte conosco, deixe suas dúvidas ou comentários e responderemos com muito carinho.

Caso este conteúdo tenha beneficiado você, compartilhe nas redes sociais para ajudar outras pessoas e empresas a melhorarem seus resultados.

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