Pessoas

Sua empresa reconhece e entende a importância das pessoas para os bons resultados da organização? As pessoas compartilham do propósito da sua empresa?

A Gestão Estratégica de Pessoas é o pilar principal de qualquer negócio, tudo passa por pessoas. São elas que dão vida ao negócio e são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento, construção, mensuração, avaliação e melhoria de todos os processos da empresa.

Sua empresa precisa ter atuação estratégica, buscando meios e planos de ação para potencializar a gestão de pessoas e garantir melhores resultados.

Deve entender todo o potencial do capital humano, analisar o quadro de colaboradores e integrá-los ao planejamento estratégico do negócio.

Por este motivo, fazer uma boa gestão de pessoas é um trabalho crucial e que deve receber muita atenção da sua empresa e da equipe de gestão.

A boa gestão das pessoas é determinante para que a empresa tenha sucesso, principalmente no longo prazo.

Tudo passa por pessoas, até mesmo vendas. Uma venda acontece de uma pessoa para outra pessoa, não importa se é uma venda para o cliente final (B2C) ou se entre empresas (B2B), o processo é conduzido e a tomada de decisão é feita por pessoas.

ALINHAMENTO DE PROPÓSITO E CULTURA

Antes de entrar no tema Gestão de Pessoas, vale reforçar a importância da sua empresa ter um propósito bem definido. Isso porque é fundamental ter pessoas que são alinhadas ao propósito e a cultura da empresa, esse é o ponto fundamental para ter as pessoas certas na sua empresa.

O propósito deve ser algo que vai além dos números, do faturamento, do lucro. É o motivo pelo qual sua empresa existe e o que a torna única, diferente de todas as demais, ela entrega algo de uma forma que não pode ser copiada, é aquilo que diz porque o mundo seria pior sem sua empresa.

Com o propósito da sua organização definido, avalie se as pessoas que fazem parte da empresa se veem pertencentes e compartilham do mesmo propósito, dos mesmos valores.

Procure responder a pergunta “Por que as pessoas, mesmo tendo outras opções, escolheriam trabalhar neste empresa?”

É importante que se tenha clareza de qual é o propósito e quais são os valores e a cultura da empresa. Se torna mais assertivo o processo de recrutamento e seleção, e a empresa se forma de verdadeiros guardiões que vestem a camisa e lutam pela empresa, pois se sentem parte do que está sendo construído.

A cultura organizacional direciona todos na empresa, orientando quais

comportamentos serão recompensados e quais não serão tolerados. Isso ajuda com que as pessoas entendam quais comportamentos devem ter, gera compromisso e engajamento e forma a identidade da empresa.

CONTRATA-SE PELO CURRÍCULO, DEMITE-SE PELO COMPORTAMENTO

Já ouvi esta frase ou algo parecido? Para os profissionais de Recursos Humanos, é algo sabido há tempos.

Esta frase é colocada em um contexto em que o responsável pela demissão é o colaborador que não soube se comportar da maneira adequada ou esperada pela empresa.

Porém, vale fazer uma reflexão e pensar qual é o papel da empresa nisso.

Muitas pessoas ainda acreditam que fazer análises comportamentais na hora de recrutar e selecionar novos colaboradores não é uma prática necessária. A maioria das empresas não faz avaliação comportamental no seu processo de recrutamento e seleção e, assim, pode não contratar a pessoa certa para a vaga que precisa e, muitas vezes, pode estar desperdiçando um excelente profissional por não explorar seus melhores recursos.

Além disso, quantas empresas investem no treinamento comportamental das pessoas?

Em geral, o que acontece é que as empresas investem ou incentivam os colaboradores para que eles se capacitem tecnicamente. É muito mais comum você ver empresas pagando cursos técnicos, ajudando a custear MBAs ou pós-graduações e poucas investem em treinamentos comportamentais e emocionais.

Isso não quer dizer que o treinamento técnico não seja necessário ou menos importante, mas quer dizer que de nada adianta ter um profissional altamente qualificado no quesito técnico e que não se encaixa ou não tem os comportamentos que a cultura e valores da sua empresa exigem.

Para entender isso, basta olhar para um colaborador que acaba sendo demitido dentro de qualquer empresa. Você vai perceber que, na maior parte dos casos, contrata-se pelo currículo, mas a demissão é feita por conta do comportamento da pessoa.

Tente se lembrar de alguns casos que ocorreram em sua empresa.

Talvez tenha contratado um profissional para a recepção por ele ter alguma familiaridade com o seu segmento, mas acabou tendo que dispensá-lo porque ele não anotava recados e não se lembrava de repassá-los, ou atrasava em compromissos importantes. Ou ainda, um vendedor que não se comportava bem em reuniões com clientes, não sabia se comunicar adequadamente e você precisou demiti-lo. Existem inúmeras situações parecidas!

Infelizmente, a grande maioria dos colaboradores acaba sendo demitida por uma razão muito simples: a empresa e os gestores esperavam deles características que não poderiam ser cumpridas ou que exigira dele um esforço muito grande e que ele não consegue manter no longo prazo.

Então, um argumento muito usado na hora de demitir um colaborador é o de que a pessoa não se encaixou ou não tem o perfil esperado.

Para evitar situações como essa que impactam – e muito! – os resultados da sua empresa, é fundamental contar com a análise do perfil comportamental nos processos de recrutamento e seleção e treinar as pessoas para obter o que elas têm de melhor, na função que melhor se encaixa em seu perfil.

Isso ajuda a empresa a reduzir o nível de rotatividade, aumenta a produtividade e possibilita o diagnóstico e atendimento de casos isolados para reverter quadros desfavoráveis tanto para o colaborador como para a sua empresa.

Quando falamos em gestão comportamental, não se trata de modificar quem a pessoa é, isso não é possível, é possível ajustar comportamentos.

Perfis comportamentais são muito particulares e dificilmente são modificados por conta de pressões externas, ainda mais em curto prazo.

Sua formação é resultado de toda uma história de vida, criação familiar, memórias, crenças, convívio social e experiências diversas. Tentar anular a personalidade dos seus colaboradores apenas fará com que seu nível de rotatividade aumente!

Mas o uso de ferramentas de diagnóstico em equipes, chefias e até mesmo de forma individual dentro da sua empresa te oferece a possibilidade de mudar a estrutura e o quadro de colaboradores de forma otimizada.

A gestão de pessoas é um dos grandes desafios do cotidiano empresarial, especialmente com os novos paradigmas das novas gerações e das mudanças que a cada dia são mais rápidas e constantes.

Motivar e compreender os colaboradores não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade sem a qual as empresas não podem contar sequer com os mínimos índices de produtividade sendo cumpridos

Encontrar os profissionais certos para fazer o negócio crescer, permitir que ocupem as posições onde serão mais felizes e possam produzir melhor se tornar um grande desafio, e se conseguir superar faz com que a empresa tenha grande sucesso.

BENEFÍCIOS DE FAZER UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS

Facilita o processo de recrutamento e seleção – ao se ter clareza do propósito da empresa, valores e perfil de cada profissional, o processo de recrutamento e seleção fica bem estruturado, assertivo e economiza tempo, dinheiro e recursos pessoais da empresa.

Redução de custos – toda mudança de pessoas nas empresas tem custo, desde o custo do processo de recrutamento e seleção, tempo de adaptação do profissional à cultura da empresa, custos com rescisão. Se você contrata bem e consegue ter uma boa política de retenção dos talentos, isso reduz o custo financeiro.

Potencializa a estratégia do negócio – ao ter menor rotatividade e ter pessoas engajadas, a estratégia do negócio fica clara, as pessoas sabem para que direção devem remar, e entendem que todos estão no mesmo barco.

Fortalecimento da cultura organizacional – toda empresa tem cultura organizacional, seja ela formal ou informal. Com as pessoas certas e nas posições corretas, conhecedoras da estratégia da empresa e tendo senso de dono, há o fortalecimento da cultura organizacional e qualquer nova pessoa que ingresse na empresa será automaticamente levada a adotar a cultura existente, o que fortalece a organização.

O BEM MAIS PRECIOSO

Cuide das pessoas que fazem parte da sua empresa.

Dicas que vão melhorar o desempenho da sua empresa, alavancar a produtividade, além de criar um ambiente e uma cultura empresarial que beneficiará seus colaboradores, e o seu bolso, criando um horizonte de resultados e de tranquilidade.

Mapeie os perfis comportamentais – Identifique os perfis de cada uma das pessoas de sua empresa. Com esta ferramenta, é possível identificar os focos de conflito, promover o equilíbrio, reavaliar as funções e definir os perfis departamentais. Com isso é possível ir ao ponto seguinte.

Pessoa certa no lugar certo – o comportamento dos colaboradores da sua empresa é algo que pode agir contra ou a favor do negócio. É tudo uma questão de gerenciar cada um dos perfis de forma sábia e paciente e, além disso, conhecer e saber lidar com as particularidades de cada um, fazendo com que cada pessoa esteja onde pode ter o melhor desempenho e se sentir satisfeita. Mantenha no time as pessoas com sede em se desenvolver, pois sabem que o céu é o limite. Trabalhe constantemente na atração e retenção de talentos.

Feedback – o feedback realizado da maneira correta é um ato de amor ao próximo. É uma ferramenta que visa melhorar o comportamento da outra pessoa para a qual estamos oferecendo o feedback. Porém, é muito importante que se saiba realizar da maneira correta e deve ser feito tanto para reforçar um comportamento positivo, quanto para corrigir um comportamento que pode ser melhorado. Crie uma rotina de acompanhamento e feedback.

Liderança – os líderes de sua empresa devem ser referência na vivência dos valores da cultura. A verdadeira liderança é conquistada e não imposta, as pessoas seguem as atitudes e não o discurso. Conscientize as lideranças sobre a importância de conhecer os perfis das pessoas e tratar cada indivíduo como uma pessoa única. Os líderes devem dar autonomia para as pessoas e estar disponível para ajudar, quando necessário.

Comunicação – sem comunicação não há relacionamento, sem relacionamento não há nada. Tenha uma comunicação clara, assertiva, aberta e ampla, 360º, em todos os níveis. Dê abertura e poder de fala para as pessoas. Os maiores problemas devem-se a falhas na comunicação.

Lugar diferenciado de trabalho – crie um ambiente onde todos queiram pertencer, procure tonar o local de trabalho em algo agradável, afinal de contas as pessoas passam boa parte de suas vidas neste local.

Incentive o autoconhecimento – incentive as pessoas a se conhecerem, saberem quais são seus recursos, quais são suas limitações. Este caminho de autoconhecimento e autodesenvolvimento é um caminho sem volta e faz com que as pessoas sejam melhores em todas as áreas da sua vida, isso inclui a área profissional.

Colaboração – as organizações que se perpetuam são aquelas que colaboram entre si, o mundo deve trocar a competição pela colaboração. Quando buscamos ter relações do tipo ganha-ganha, estamos em busca do jogo A sua empresa incentiva e reconhece a colaboração fazendo com que todos foquem no sonho grande?

Senso de dono – a sua empresa faz com que todos tenham o sentimento de dono? Isso é bom para as pessoas e muito saudável para a empresa. Dê autonomia, delegue decisões para que as pessoas sintam que também são responsáveis pelos resultados da empresa.

People Analytics – Transforme constatações em dados. É uma prática cada vez mais adotada entre os profissionais de RH. Não se trata de uma ferramenta específica ou de um software, e sim a uma forma de analisar dados sobre pessoas para tomar decisões mais acertadas e levando em conta como cada pessoa é.

COMO A QUATTROMANI AJUDA OS PARCEIROS

A Quattromani está pronta para ajudar os parceiros a identificar problemas e encontrar soluções, possibilitando um melhor desenvolvimento, implantação e viabilização de projetos para potencializar as pessoas de sua empresa.

Além de encontrar soluções, ajudamos a empresa a analisar o cenário atual e estabelecer metas concretas e alcançáveis, auxiliando nos caminhos para os objetivos traçados e garantindo mais produtividade e eficiência ao negócio e na obtenção de melhores resultados para a gestão de pessoas.

Invista na educação e desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. Pessoas capacitadas atendem melhor, ficam mais satisfeitas e são mais felizes.

Ajudamos sua empresa a conhecer profundamente as pessoas com quem trabalha, e não precisa mais de tanto esforço. Disponibilizamos uma ferramenta que faz isso em apenas 7 minutos – é um sistema que faz a análise e avaliação de perfis comportamentais a partir da resolução de um pequeno questionário! Fale conosco e venha conhecer.

Além de abrir sua mente para conhecer pessoas novas – e não apenas novos colaboradores – você certamente contribuirá para que sua empresa atinja maiores e melhores resultados.

Outras formas que ajudamos você no desafio com Gestão de Pessoas: recrutamento e seleção, desenvolvimento de talentos, pesquisa de clima organizacional, gestão estratégica de pessoas, avaliação de desempenho, avaliação comportamental, matriz de treinamentos, desenvolvimento de líderes de alta performance, mapeamento e análise de perfil comportamental, coaching executivo, coaching para negócios, plano de desenvolvimento.

Construímos treinamentos sob demanda para serem aplicados na sua empresa ou em nossas instalações.

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